terça-feira, 25 de novembro de 2008


A NOSSA HISTORIA
01/01/1952 - A FUNDAÇÃO

Foi em 1952 que um grupo de rapazes que habitavam os lugares de Monte dos Outeiros, Mirão e aguiar, desta bonita localidade de Santa Cruz do Bispo, chamaram a atenção pelo seu futebol vistoso e deslumbrante. Assim nasceu o Santa Cruz F.C.


O PRIMEIRO EQUIPAMENTO

Bem equipados, todos vestidos de vermelho, mais pareciam uns diabinhos com um equipamento muito barato, comprado no Rei dos Fatos, na Rua Brito Cabelo em Matosinhos.


A 1ª SEDE SOCIAL

Todos os dias aqueles magnificos jogadores e seus diregentes e treinadores, reuniam-se na loja da Tia Joaquina dos Chapeus sita na Rua Monte dos Outeiros, para tratar de assuntos do clube.
Como não tinham sede propria, resolveram construir uma depois de muitas conversas e pedidos. Foi facultado um pequeno terreno por baixo de um palheiro na ilha da Tia Joaquina dos Chapeus.


O PRIMEIRO EMBLEMA

O primeiro emblema foi desenhado e esculpido numa pedra pelo Sr.Antonio Barrigana, que alem de excelente jogador tambem sabia desenhar muito bem.


A PRIMEIRA BANDEIRA

A primeira bandeira com o emblema bordado á mão foi feita pela Sra. Alda Pereira, filha do diregente Sr. José Pereira e irmão do Sr. Manuel Pereira e do Sr. Fernando Pereira, excelente jogador dessa altura.


PINCELADAS A OURO NO PASSADO

´Jacinto´ internacional portugues que representou o S.L.Benfica, o Leixões S.C., nas decadas de 50/60, fugiu da casa do benfica em Lisboa para jogar no Santa Cruz F.C., em que a confraternização era o mais importante dessa altura.
Também ´Jaburú´ jogador brasileiro, campeão nacional ao serviço do F.C.Porto na época de 55/56, quando já ao serviço do Leixões S.C., envergou a nossa camisola por dois jogos, a troco de patuscadas que no final do jogo, quer ganhe-se ou perde-se a direcção organizava. ´Eliseu´ internacional portugues ao serviço do Boavista F.C. e Leixões S.C. , também vestiu as nossas cores num Torneio de Verão.
´Zé Maria´, excelente guarda-redes do Leixões S.C. , Vitória de Guimarães, A.D.Fafe, também defendeu a nossa baliza com muita classe.


MOMENTO ALTO DA COLECTIVIDADE

Pois é, o clube em 1980 dedicou-se à modalidade de futebol de salão onde conquistou varios torneios. Em 1990 dedicou-se à modalidade de Futsal onde foi um dos primeiros clubes a ser inscritos em Portugal e nesse mesmo ano conquistou o 1º Open de Portugal onde só foram inscritos clubes da zona norte.
na época 91/92 deu-se então o Campeonato Nacional de Futsal em Portugal onde equipas da Zona Norte e Sul quiseram participar e o Santa Cruz foi com muito merito Campeão Nacional. Essa mesma equipa foi também Vice-Campeão da Taça Intercontinental em 1991 e Vice-Campeão da Taça Ibérica em 1992


NOVA DIRECÇÃO, NOVO RUMO

Após um momento dificil do clube, a nossa colectividade está no bom caminha onde tudo o que sonha consegue realizar e todos os seus objectivos estão a ser realizados com muito sacriuficio e muito trabalho.
após dois anos sem qualquer tipo de actividade desportiva, uma nova e jovem direcção tomou conta da colectividade.
Realiza-se todos os anos o Torneio de Futsal ´Narciso Miranda´ pois foi a melhor forma que a direcção encontrou para homenagear um homem qua fez muito pelo Santa Cruz F.C..
Realiza também uma gala todos os anos onde são distinguidos os melhores do ano em diversas categorias.
Temos uma sede social destinada aos socios onde podem conviver, outra sede social onde é composta por uma sala de direcção, uma secretária, sala de trofeus, duas salas de estar e outra para os atletas teram palestras e visualização de videos dos respectivos jogos. Também existe uma sala Presidencial. Contam ainda com 3 viaturas, apoio a 100% do grupo de trabalho,mais de 100 atletas e claro sem a ajuda dos patrocinios e socios este projecto não seria possivel.


A FORMAÇÃO É SEM DÚVIDA O NOSSO PRINCIPAL OBJECTIVO

Época 2000/2001
Infantis e Juvenis

Época 2001/2002
Escolas, Infantis e Iniciados

Época 2002/2003
Escolas, Infantis, Iniciados A e Iniciados B

Época 2003/2004
Escolas, Infantis, Iniciados e Juvenis

Época 2004/2005
Escolas, Infantis, Iniciados, Juvenis e Juniores

Época 2005/2006
Escolas, Infantis, Iniciados, Juvenis e Juniores

Época 2006/2007
Escolas, Infantis, Iniciados; Juvenis e Juniores


ESCOLA DE FORMAÇÃO DE FUTSAL

Esta escola de Futsal já funciona á mais de 5 anos onde ensina crianças dos 5 aos 10 anos a pratica da modalidade. Mais tarde seram inseridos nos varios escalões e participar em provas oficiais.
Esta Escola funciona aos sabados de manhã as 11:30 horas no Pavilhão Municipal de Santa Cruz do Bispo.


PALMARÉS

1955 a 1980
Conquistou vários torneios de futebol onze

1980 a 1984
Conquistou Varios de Futebol de Salão

1984
Dedicou-se á modalidade de Futsal

1990
Subida a 1º Divisão Nacional de Futebol de Salão
Vice-Campeão Nacional da 2ª Divisão Futsal
Campeão Zona Norte 2ª Divisão Futsal

1991
Campeão Nacional da 1ª Divisão Futsal
Vice Campeão da Taça Intercontinental
Campeão Zona Norte Iniciados

1992
Campeão Nacional da 1ª Divisão Futsal
Vice Campeão da Taça Iberica
Campeão Zona Norte Iniciados

1995
Campeão Zona Norte de Infantis

1996
Vice Campeão Zona Norte Nacional Infantis

1997
Campeão 1ª Fase Zona Norte Iniciados

1998
Atingiu a Fase Final de Juvenis

Época 2000/2001
Vice Campeão 2º Torneio Inicio Cidade da Maia em Juvenis
Campeão do 1º Torneio das Colectividades de Matosinhos

Época 2001/2002
Campeão da Prova Extra de Infantis

Época 2002/2003
Campeão de serie de 2ª Divisão e subida á 1ªDivisão

Época 2003/2004
Campeão de Iniciados do Torneio das Colectividades

Época 2004/2005
Campeão de Iniciados da 1ª Divisão
Campeão de Juvenis da 2ª Divisão e subida á 1ª Divisão

Época 2005/2006
Subida á 1ª divisão dos Juniores


ESTE É O HISTORIAL DO SANTA CRUZ F.C.. ESPERO CONTINUAR A ESCREVER MUITAS MAIS LINHAS AO LONGO DOS ANOS POIS É SINAL QUE OA SANTA CRUZ F.C. ESTÁ MELHOR DO QUE NUNCA

Nenhum comentário: