segunda-feira, 24 de novembro de 2008


A cidade de São Paulo do início do século era uma pequena Itália. Nessa época eles matavam saudades da terra mãe ouvindo receitas e óperas Esportivamente, reuniam-se na Societá Dei Cannotier (remadores), hoje clube Espéria, onde além do remo, jogavam bocha. Em 1914, Luigi Cervo, Ezequiel de Simone, Luigi Emanuelle Marzo e Vicenzo Ragognetti ficaram encantados com a visita de dois clubes italianos, o Torino e o Pro Vercelli Ragognetti, que um dos fundadores da "Fanfula", jornal da colônia em São Paulo, aproveitou para usa-lo para convocar a população para a fundação do novo clube. No dia seguinte várias pessoas se apresentaram para o encontro, que visava a fundação do Palestra Itália, clube que se dedicaria ao futebol.

o primeiro jogo e a entrada no campeonato

Em 1915 a Europa estava em guerra, os recursos que a colônia destinava ao clube passaram a ir para entidades assistenciais. No meio desse clima, o palestra organizou seu primeiro jogo, contra o Savóia de Sorocaba (Votorantim), vencendo por 2x0 e toda a renda do jogo, doada para a cruz vermelha italiana. Mas a idéia era inscrever o time no campeonato principal da Apea. Uma derrota para o Santos afastou o sonho, que se concretizaria, com a expulsão do Scottish Wanderers da liga. Fala-se que faltou vinho naquele dia em São Paulo, tal foi a comemoração que se viu pela cidade. Em 1916, o Palestra estreava na 1a divisão para nunca mais sair.

começa a rivalidade

Em 1917, pela primeira vez, iriam se enfrentar Palestra e Corinthians. Não havia antecedentes que justificassem a rivalidade, a não ser o fato de as duas equipes tinham apelo popular - algo incomum para a época - e, por consequência, torcidas numerosas. Então, em 6 de maio, no Parque Antarctica , era dado o pontapé para a maior rivalidade do futebol paulista. No fim do jogo a alegria não poderia ser maior: 3x0 para o Palestra.

o primeiro título

Em 1920, o Palestra realizava o sonho de toda uma coletividade ao vencer o campeonato em cima do Paulistano. Estava formado então o trio de ferro: Palmeiras, Corinthians e Paulistano.

mudança de nome

Por causa da segunda guerra mundial, foi proibida a utilização de nomes estrangeiros. Além disso, houve uma grande perseguição aos italianos, alemães e japoneses, e o Palestra Itália foi obrigado a mudar de nome. A princípio, foi escolhido Palestra de São Paulo que, todavia, também não foi aceito. Então, em 13 de setembro de 1942, surgia a Sociedade Esportiva Palmeiras, com um nome bem nacional e uma homenagem à extinta A.A. das Palmeiras e que logo no primeiro jogo já nascia campeã. A década de 50, que já começou com o título paulista, foi marcada por outra grande conquista: A Copa Rio de 1951, considerada na época o primeiro mundial de clubes. Organizado no rastro na frustração da derrota brasileira na copa de 50, o torneio salvou a honra brasileira, com a conquista palmeirense na decisão contra a Juventus, de Turim. Encerrando os anos 50, a conquista do paulista de 1959, em cima do Santos do já consagrado Pelé foi outro feito marcante na história do clube. No ano seguinte, outro fato histórico uma mudança de era na vida do Palmeiras: a chegada de Ademir da guia, que até 1976 honraria a camisa alviverde.

Nenhum comentário: